Blog

Novas ruas para novos tempos

A pandemia de covid-19 nos desafia a repensar como realizamos atividades cotidianas em grupo. A forma como usamos os espaços públicos das cidades não pode ficar de fora desta reavaliação.

O coronavírus propaga-se principalmente pelo ar, de pessoa para pessoa, em ambientes fechados, mal ventilados e lotados. Um estudo de surtos da doença na China constatou que apenas um em mais de 7 mil casos analisados aconteceu em ambiente externo.

'Passeio do Uberabinha': proposta para um parque linear em Moema

A ideia não é nova nem é minha: resgatar a presença de alguns das centenas de cursos d'água escondidos sob o asfalto e o concreto de São Paulo.

O córrego Uberabinha tem suas nascentes nas imediações da Al. Iraí com Al. Aicás (onde os subsolos dos condomínios têm constantes problemas de infiltração), atravessa — enterrado — a Av. Ibirapuera e deságua no córrego Uberaba, sob a Avenida Hélio Pellegrino, em Moema.

Em nova casa

Se você está lendo este post, significa que já está nos visitando no novo serviço de hospedagem. A primeira impressão da A2 Hosting é ótima. O suporte atendeu e fez toda a migração rapidamente!

UTFPR lança pós-graduação em tecnologias digitais para arquitetura e construção

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – oferece, em 2018, o curso de especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM em seus campus de Curitiba e Apucarana, no Paraná.

O curso foi estruturado para atender a demandas recentes de arquitetos e engenheiros que buscam inovar e otimizar os processos de projeto e construção por meio da aplicação de novas tecnologias digitais.

Minha experiência no Round N Around Design Lab

Eu não poderia imaginar o que estava para acontecer quando, navegando despretensiosamente pelo Facebook, esbarrei num convite para um projeto colaborativo de fomento à mobilidade por bicicleta em São Paulo por meio da aplicação de técnicas de “design persuasivo” e “urbanismo tático” – coisas que eu não sabia exatamente o que significavam, mas os nomes eram ótimos!

O projeto Round N Around, liderado por pesquisadores do Citizen Data Lab, da Universidade de Ciências aplicadas de Amsterdã, em parceria com o Inovalab, da USP, buscava voluntários para propor maneiras de incentivar o uso da bicicleta em São Paulo usando tecnologias digitais, visualização de dados, redes sociais, internet das coisas etc. Eram apenas 20 vagas e as inscrições já estavam se encerrando, mas com essa descrição eu não tinha como não responder, ainda que minhas chances de ser selecionado fossem baixas.

Páginas