Publicado por Durval em
Centro Cultural Heidar Aliyev, no Azerbaijão, de Zaha Hadid, um exemplo de arquitetura paramétrica.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – oferece, em 2018, o curso de especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM em seus campus de Curitiba e Apucarana, no Paraná.
O curso foi estruturado para atender a demandas recentes de arquitetos e engenheiros que buscam inovar e otimizar os processos de projeto e construção por meio da aplicação de novas tecnologias digitais.
BIM
Sigla para ‘Building Information Modelling’, ou Modelagem de informação da Construção, BIM é o processo de trabalho baseado em modelos computacionais, elaborados em conjunto pelos diferentes profissionais envolvidos nas fases de design, construção e manutenção do edifício, que carregam não só informações geométricas e dimensionais, mas também informações sobre as propriedades e especificações técnicas de seus materiais e componentes, dados climáticos, energéticos e ambientais, informações sobre uso e ocupação da edificação etc. O modelo BIM passa a ser um instrumento fundamental para a eficiência e precisão dos processos de produção de projetos, execução de obras, manutenção e gerenciamento de instalações do edifício.
As disciplinas do curso da UTFPR procuram dar ao aluno uma visão abrangente do BIM, abordando sua aplicação em diferentes segmentos do projeto arquitetônico, de instalações prediais e estruturas, bem como no planejamento, coordenação e orçamento de obras, por meio da utilização de softwares BIM como ArchiCAD e Revit, entre outros.
Arquitetura paramétrica
O curso também apresentará técnicas e ferramentas para o desenvolvimento da Arquitetura Algorítmica ou Paramétrica, que vem revolucionando a forma de se projetar e construir edifícios. Nela, o design do objeto dá lugar ao design do processo que gera o objeto: formas geométricas são geradas a partir de algoritmos que interpretam dados – ou parâmetros – tais como a orientação solar e direção dos ventos, resistência dos materiais e suas propriedades termoacústicas, cálculos de lotação e escoamento, requisitos energéticos, normas e legislações de construção etc. O processo pode resultar em geometrias altamente complexas, que seriam impossíveís de detalhar e fabricar com métodos tradicionais.
Os alunos poderão explorar um pouco das possibilidades do design paramétrico por meio da utilização integrada dos softwares Rhinoceros, Grasshopper e ArchiCAD.
Nossas aulas de programação GDL complementam o pacote, introduzindo conceitos universais de programação aplicados à criação de objetos paramétricos, apresentando uma forma de criar soluções espaciais a partir de algoritmos e modelar geometrias a partir de equações matemáticas.
Mais detalhes nas imagens abaixo (clique para ampliar) e no site da UTFPR, campus Curitiba e campus Apucarana.