GDL & BIM

Box de correr

Box de chuveiro, comum no Brasil, geralmente em vidro temperado e com ferragens de alumínio. Pode ser reto (uma face), em "L" (duas faces) ou em "U" (três faces), com aberturas de correr em um ou dois lados. Ao contrário do 'Shower Cabin 17', que vem na Biblioteca do ArchiCAD 17, este objeto não contém a base em fibra de vidro (que não é utilizada no país) nem os registros e a ducha (você pode se interessar em baixar também nossa Ducha Simples para complementar seu modelo).

 

Painel de elementos vazados

Atendendo a pedidos, publico este antigo Painel de elementos vazados (cobogó), desenvolvido em 2004 e não atualizado (apenas salvado em AC15). O painel é um objeto do tipo 'janela', isto é, para usá-lo você precisa de uma parede, na qual vai inserir o painel por meio da ferramenta de janelas.

MultiDrums

MultiDrums é uma bateria em GDL para ArchiCAD 7+ (testada e aprovada no AC 15), que eu criei por diversão, unindo minha experiência de baterista e de desenvolvedor GDL.
No fim, o objeto se tornou muito popular e hoje habita diversos estúdios, bares e casas de shows virtuais pelo mundo. Que eu saiba, trata-se da única bateria codificada em GDL puro – não é uma exportação de um arquivo .3ds ou outros formatos 3D, que, além de não serem paramétricos, ficam muito 'obesos' e sobrecarregam o tempo de renderização no ArchiCAD.

Painel "Green Wall"

Atualização: há uma nova versão deste objeto. A não ser que esteja procurando uma versão compatível com AC15+, prefira a nova, que pode ser baixada aqui

Painel de blocos cerâmicos vazados do tipo Green Wall, para construir muros com vãos para terra, permitindo a criação de jardins verticais com vegetação de pequeno porte.

Baseado num produto real do mercado, cada bloco tem 19 cm de largura, 25 cm de altura e 20 cm ou 10 cm (meio-bloco) de comprimento, e são assentados de forma similar a de blocos cerâmicos convencionais.

Rede Brasileira

Com este objeto, venci um concurso promovido pelo Habitat for Humanity, uma ONG em prol da habitação. Isso foi em 2001 ou 2002, ou seja, além das novas, o objeto também vai funcionar nas versões antigas do ArchiCAD, se não me engano a partir do AC7. Para quem se interessa por programação GDL, vale a pena dar uma olhada no script 3D. A malha da rede é uma série de parábolas entrelaçadas, descritas por equações de 2º grau. Repare que o comando MESH cria somente um quarto da rede, depois este pedaço é espelhado duas vezes.

Marcador de Abertura

No link abaixo você poderá baixar um Marcador de Abertura criado em linguagem GDL, para ArchiCAD 14 ou mais recente. Basta descompactar e colocar o arquivo dentro de uma biblioteca ativa do seu projeto, então ele pode ser selecionado e configurado através das ferramentas de Portas e Janelas.

Rodando objetos em Z

No PDF em anexo você pode ver um passo-a-passo para modificar scripts de praticamente qualquer objeto GDL para que eles possam ser girados em 3D (por exemplo, para colocar um carro numa rampa). Foi escrito em 2004, mas os procedimentos funcionam da mesma forma para versões recentes do ArchiCAD.

Curso de Introdução à Programação GDL

Requisitos e Objetivos

O curso é destinado a usuários com experiência intermediária ou avançada em ArchiCAD, que desejam sofisticar e aumentar a produtividade de seu trabalho através da linguagem de programação interna do ArchiCAD - o GDL.

Baseado na metodologia  do Professor David Nicholson-Cole, da Unversidade de Nottingham, Reino Unido, autor do best-seller “The GDL CookBook”, o compêndio mais completo e consagrado sobre o assunto.

O que é GDL

GDL - sigla em inglês para Linguagem de Descrição Geométrica - é uma linguagem de programação para criação de modelos tridimensionais paramétricos.

Sua aplicação clássica é para a criação de elementos de biblioteca do ArchiCAD: mobiliário, componentes construtivos, escadas, decoração, paisagismo, luminárias, portas e janelas, selos de zona, rótulos etc.

O que é GDL (por David Nicholson-Cole*)

‘Geometry Description Language’– GDL - é a linguagem interna de programação do ArchiCAD para a criação de objetos.

O GDL usa uma série de comandos escritos, como EXTRUDE, BLOCK e TUBE. Ao combiná-los, você pode construir objetos 2d e 3d para utilizar no ArchiCAD como ítens de biblioteca.
Usando Cilindros, Cones, Prismas, Tubos, Superfícies e outros comandos, você faz objetos que não poderiam ser feitos com as ferramentas de laje e parede.

  • Usando variáveis como X e Y, você pode fazer objetos mudarem seus parâmetros - podem ser paramétricos.

G D L

A DTabach é pioneira no Brasil em programação GDL (Geometric Description Language). Saiba mais sobre essa linguagem navegando nos links abaixo.