GDL – sigla em inglês para Linguagem de Descrição Geométrica – é uma linguagem de programação para criação de modelos tridimensionais e outras entidades paramétricas para ser usadas em sistemas BIM.
Sua aplicação clássica é para a criação de elementos de biblioteca do ArchiCAD: mobiliário, componentes construtivos, escadas, decoração, paisagismo, luminárias, portas e janelas, selos de zona, rótulos etc.
Com o GDL, pode-se dotar os objetos de 'inteligência', fazendo-o adaptável a variáveis fornecidas pelo usuário ou a características do espaço virtual construído. Dessa forma, é possível criar ferramentas que automatizam o trabalho em CAD, colaborando para o aumento da produtividade.
A cada dia, novos aplicativos alargam o espectro do GDL. Usuários de AutoCAD e outros softwares compatíveis já podem utilizar objetos GDL em seus projetos através de plug-ins. E a criação de GDL não depende mais exclusivamente do ArchiCAD. Programas mais simples e acessíveis já estão disponíveis.
Um objeto GDL carrega, além de informações geométricas tridimensionais, dados como números de série, acabamentos, preços, acessórios etc, e podem ser dinamicamente visualizados através de navegadores web, constituindo importante recurso de comércio eletrônico. Os criadores do GDL acreditam que a linguagem será adotada como o protocolo 3D padrão na internet. Ela substituirá o DWG - que é ‘obeso’ e estático - na criação de catálogos eletrônicos. Várias empresas européias e americanas já distribuem seus catálogos em GDL. Tudo indica que essa tendência também vai se observar no Brasil, e isso vai abrir uma grande demanda de técnicos habilitados em GDL.
A DTabach é pioneira em oferecer no Brasil a porta para estes poderosos recursos.