Marcador de Abertura

Marcador de Abertura com práticos hotspots editáveis

Ano do projeto: 
2012
Compatibilidade: 
AC14+

No link abaixo você poderá baixar um Marcador de Abertura criado em linguagem GDL, para ArchiCAD 14 ou mais recente. Basta descompactar e colocar o arquivo dentro de uma biblioteca ativa do seu projeto, então ele pode ser selecionado e configurado através das ferramentas de Portas e Janelas.

Criei este marcador já há alguns anos, pois na época (ArchiCAD 9) nenhum dos marcadores da biblioteca original se enquadrava nos padrões que nós brasileiros estamos acostumados (altura x largura/peitoril). Não cheguei a investigar se as versões recentes já cobrem esse formato, pois o meu velho marcador vem me atendendo bem até hoje, especialmente agora que dei uma boa atualizada nele.

O objeto é simples, mas para mim muito prático, com os parâmetros necessários e suficientes, sem complicação. Além de parâmetros para fontes e penas, ele está dotado de três hotspots editáveis, para posicioná-lo com bastante liberdade diretamente na planta, evitando a constante interferência que esses rótulos costumam ter com as cotas dos projetos executivos.

Não vou aqui descrever as funções detalhadamente, mas se você já usa os marcadores do ArchiCAD, vai entender logo como usar este ao ver a descrição dos parâmetros e brincar um pouco com os hotspots. Um deles move o marcador perpendicularmente à abertura; o segundo 'estica' a linha central e move o marcador na direção paralela à abertura; o terceiro, menos intuitivo, serve para inverter a direção dos textos (para que ele nunca fique de ponta-cabeça nas plantas).

Estou distribuindo o objeto saindo do forno: ele passou nos testes iniciais, mas existe a possibilidade de se comportar de forma inesperada se alguma combinação não testada ocorrer. Qualquer coisa é só perguntar. Espero que lhe seja útil. Experimente, depois me diga o que achou.

Atualização 1: Encontrei um pequeno bug (não era possível desligar a dimensão do peitoril) e atualizei o arquivo em 20/6/2012. Se você baixou antes desta data, baixe novamente e substitua o antigo por este.

Arquivos anexados: 
Compartilhe: 

Comentários

Prezados,

Inicialmente, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de criar este marcador.

Gostaria de saber se é possível, ao invertermos os textos do mesmo, evitar que o texto ID ("Janela 01", por exemplo) seja rodado junto com os textos das dimensões. Isto porque, em alguns casos, ele fica de cabeça para baixo.

Será que não estou sabendo utilizar o objeto?

Obrigado e até breve,

Anderson

Olá Anderson,
Não é possível inverter somente o texto do ID sem inverter junto as dimensões. Como o ID da janela é perpendicular às dimensões, o que acontece é que o texto que estiver na vertical será invertido, isto é, se era lido de baixo para cima passará a estar de cima para baixo e vice-versa, mas nunca de ponta-cabeça. A estratégia é definir a inversão de acordo com o texto horizontal, para que ele não fiquei de ponta-cabeça, e simplesmente aceitar a orientação resultante (de baixo pra cima ou de cima pra baixo) no texto vertical. Uso este marcador em todos os projetos e isto para mim não incomoda. Talvez se você tiver como mostrar uma foto de tela do seu marcador, poderei entender melhor o problema (caso não tenha um local para carregar a imagem, sugiro o grupo ArchiCAD Brasil no Facebook).

Ola Durval

Seria interessante que juntamente com o identificador da janela, também existir a possibilidade de incluir o numero do layout ou desenho