'Passeio do Uberabinha': proposta para um caminho verde em Moema

Mapa mostrando o trajeto do Passeio do Uberabinha em verde, o curso do córrego em azul e a posição das fotos deste post em vermelho. Uma versão deste mapa em PDF, com melhor resolução, está disponível para download aqui ou no final do texto.

A ideia não é nova nem é minha: resgatar a presença de alguns das centenas de cursos d'água escondidos sob o asfalto e o concreto de São Paulo.

O córrego Uberabinha tem suas nascentes nas imediações da Al. Iraí com Al. Aicás (onde os subsolos dos condomínios têm constantes problemas de infiltração), atravessa — enterrado — a Av. Ibirapuera e deságua no córrego Uberaba, sob a Avenida Hélio Pellegrino, em Moema.

Desde 2020 atuando como conselheiro participativo da Subprefeitura da Vila Mariana, tomei conhecimento dos Planos de Ação Regional da Prefeitura para o bairro. Entre as diretrizes para o perímetro do Uberabinha, consta:

Realizar estudos para analisar a viabilidade de implantação de um Parque Linear ou de Caminhos Verdes, através do percurso do Córrego Uberabinha (canalizado), resgatando a relação da área com o Córrego e procurando preservar o valor histórico dos córregos no processo de urbanização da cidade.

Além desta diretriz, vemos, entre os objetivos do Plano, o seguinte:

  • Qualificação de espaços livres públicos;
  • Melhorar as condições de circulação de pedestres e ciclistas;
  • Ampliar e melhorar os espaços de uso público para promover o convívio social e valorizar os passeios como áreas de uso comum;
  • Recuperação e conservação ambiental dos cursos d’água, manejo de águas pluviais e obras de drenagem.

A proposta seria também uma forma de lidar com o problema de alagamentos cada vez mais intensos e frequentes na região, uma das principais queixas de moradores e associações de bairro locais, por meio da instalação de pisos permeáveis, jardins de chuva e, eventualmente, a “descanalização” de trechos do córrego, que voltaria a fazer parte da paisagem urbana.

O Passeio Uberabinha seria, a grosso modo, um "calçadão" exclusivo para pedestres, ciclistas e outros modais de transporte ativo, ligando a Av. Helio Pelegrino à Av. Ibirapuera, passando por vielas atualmente degradadas ou subutilizadas e faixas não edificáveis “privatizadas” (possivelmente de forma irregular), com uma extensão total aproximada de 1,1 km, onde poderiam ser instalados jardins, arborização, mobiliário urbano, ciclovias e paraciclos, quiosques comerciais, equipamentos de esporte e lazer infantil etc.

O que se propõe aqui é um trajeto para este passeio, destacando algumas peculiaridades de cada trecho, identificado pelas ruas que o atravessam, caimnhando rio acima, a partir da Av. Hélio Pelegrino (onde fica o Córrego Uberaba, onde o Uberabinha deságua). Veja mais detalhes nas legendas das fotos abaixo (clique nas imagens para ampliá-las).

 

Arquivos anexados: 
AnexoTamanho
PDF icon Mapa do Passeio do Uberabinha em PDF448.63 KB

FOTO 1
1º trecho - Hélio Pellegrino, Araguari, Pintassilgo  - fotos 1 a 4

Neste trecho, correspondente às primeiras duas quadras, o caminho está inteiramente desimpedido e com acesso público. A viela começa com uma largura de aproximadamente 12 metros na Av. Hélio Pellegrino e vai afunilando até cerca de 3,5 metros na Rua Pintassilgo. A primeira quadra é utilizada como estacionamento de uma loja de automóveis na Hélio Pellegrino. A segunda quadra é arborizada e alguns moradores mantêm pequenas hortas nos canteiros.

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

2º trecho - Pintassilgo, Diogo Jácome, Tuim  - fotos 5 a 8

Neste trecho de duas quadras, a viela foi cercada pelos prédios lindeiros e são subtutilizadas, como áreas de lazer ou estacionamento privativos. Propôe-se que essas áreas voltem a ser de uso público.

FOTO 6

FOTO 7

FOTO 8

FOTO 9 

3º trecho - Tuim, Inhambu (Travessa Jornalista Otávio Muniz) - foto 9

Para atravessar esta quadra, o Passeio do Uberabinha passaria pela Travessa Jornalista Otávio Muniz. Nenhuma edificação tem acesso por esta travessa, que pode ser de uso exclusivo de pedestres e ciclistas. O trecho da Rua Tuim, entre a saída da viela (FOTO 8) e o início da Travessa, teria suas calçadas alargadas com a eliminação de vagas de estacionamento, sem prejuízo da fruição de veículos motorizados.

FOTO 10

4º trecho - Inhambu, Canário - fotos 10 e 11

Sobre este trecho, ver Lei 9.410, de 24 de 24/12/1981, que institui viela sanitária não edificável nesta quadra. Os edifícios residenciais lindeiros à faixa incorporaram a área para uso de lazer privativo. Propõe-se a reversão deste espaço para o uso público.

FOTO 11

FOTO 12

5º trecho - Canário, Gaivota - foto 12

Nesta quadra, uma parte do Passeio já está livre para uso público, mantida pelo condomínio contíguo e chamada Praça João Alves Meira. Aqui, é possível ver e ouvir o córrego Uberabinha através de uma grelha instalada na praça.

FOTO 13

6º trecho - Gaivota, Jauaperi, Arapanés, Ibirapuera (Av. Ibijaú) - foto 13

O último trecho do Passeio do Uberabinha corresponde à Av. Ibijaú em toda sua extensão, da R. Gaivota até a Av. Ibirapuera. Com apenas 3 quadras de extensão, esta via não é essencial para a fruição dos veículos motorizados. Propõe-se a instalação de calçadão de pedestres, com acesso de veículos motorizados permitido somente a residentes dos imóveis da via.

O Perímetro de Ação nº 261, do Caderno de Propostas dos Planos Regionais das Subprefeituras – Vila Mariana (2016), listando os objetivos e diretrizes para a área.

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