Curso de Introdução à Programação GDL

Requisitos e Objetivos

O curso é destinado a usuários com experiência intermediária ou avançada em ArchiCAD, que desejam sofisticar e aumentar a produtividade de seu trabalho através da linguagem de programação interna do ArchiCAD - o GDL.

Baseado na metodologia  do Professor David Nicholson-Cole, da Unversidade de Nottingham, Reino Unido, autor do best-seller “The GDL CookBook”, o compêndio mais completo e consagrado sobre o assunto.

Através da elaboração passo a passo de diversos objetos, vamos nos familiarizar não só com os principais comandos do GDL, mas principalmente com a maneira de raciocinar em GDL e criar códigos estruturados.

Após o curso o aluno estará habilitado a aplicar o GDL de uma forma criativa e criar sozinho seus próprios objetos e ferramentas personalizados.

Instrutor

Durval Tabach, arquiteto formado pela FAUUSP em 1988, usuário do ArchiCAD desde 95, desenvolvedor GDL.

Material Didático

Apostila em português, fartamente ilustrada, traduzida do material original de aula do Prof. David Nicholson-Cole, com adendos por Durval Tabach.

Local

Em São Paulo, temos parceria com a TI Lab, que oferece a estrutura adequada. Consulte os próximos cursos agendados. Entre em contato conosco caso queira levar o curso até sua cidade.

O curso também pode ser realizado in company, utilizando os mesmos computadores nos quais sua equipe está habituada a trabalhar. Como as aulas são intensamente práticas, o número de participantes está inicialmente limitado a 6 pessoas para não comprometer o acompanhamento individual dos exercícios. Para números superiores, é necessária a presença de um monitor que complemente o suporte individual.

Programa

Dividido em 6 aulas de 3 horas cada.

1º DIA
  • Introdução - Para que serve o GDL
  • Cadeira supersimples - gerada automaticamente pelo ArchiCAD
    • Entendendo um objeto autoescrito
    • A interface de criação de objetos e as diferentes janelas de script
  • Cadeira supersimples - nosso primeiro script
    • BLOCK, ADD, MATERIAL
  • Cadeira supersimples Otimizada
    • Otimizando o script através de sub-rotinas (GOSUB)
    • Tornando o objeto paramétrico
    • Conceito de ‘flags’
2º DIA
  • Puf Redondo
    • Lidando com entidades curvas
    • MUL, ROT
    • RESOL, RADIUS, REVOLVE, CYLIND, CONE
    • Fazendo um objeto alongável; criando elipses a partir de círculos
    • Simplificando elementos repetitivos: loops FOR/NEXT
  • Ferramenta de assoalho alongável
    • Mais loops FOR/NEXT/STEP
    • IF/THEN: criando capacidade de decisão dentro do script
3º DIA
  • Ferramenta 2D: Indicador Norte
    • Variáveis Globais: lendo informações do ambiente ArchiCAD
    • FRAGMENT2: usando símbolos 2D de forma inteligente
    • DEFINE STYLE
    • TEXT2
    • POLY2
  • Abajur
    • LIGHT: fazendo a primeira luminária
    • Mais REVOLVE: roubando as definições de coordenadas do ArchiCAD
4º DIA
  • Cadeira Bocaccio
    • PRISM e suas variantes
    • Usando máscaras
  • Janela Guilhotina
    • Considerações especiais sobre portas e janelas
5º DIA
  • Vão Trapezoidal
    • WALLHOLE: criando portas e janelas não retangulares
    • IF...THEN...ELSE...ENDIF: refinando as decisões no script
    • Script de parâmetros: criando um menu ‘pop-down’
  • Janela com Arco Pleno
    • Mais uma olhada em máscaras
6º DIA
  • Janela com Arco Parcial
    • Usando Trigonometria para descrever formas geométricas através de números
    • Formas mais avançadas com TUBE
    • PUT e GET, o grande truque