Face Norte: mitos e verdades

Os "leques" representam a trajetória aparente do sol ao longo do dia, no solstício de verão e no de inverno, em São Paulo, do ponto de vista de um observador no centro da circunferência (o horário de verão foi desconsiderado). No verão, o sol forma um ângulo de aproximadamente 89º com plano horizontal ao meio-dia. No inverno, esse ângulo é de 43º, o que permite que a luz e o calor penetrem pelas janelas.

Quem já leu anúncios classificados de imóveis decerto já se deparou com a expressão "face norte", usada como argumento de venda, como se isso fosse necessariamente uma vantagem merecedora de destaque. Afinal, uma edificação voltada para a face norte é mesmo superior àquelas viradas para as faces sul, leste ou oeste? A resposta curta é: depende.

De fato, no Hemisfério Sul (e quanto mais ao sul, mais acentuadas serão as diferenças), as aberturas ao norte geralmente recebem maior incidência de sol ao longo do ano. O que não é necessariamente bom. Em regiões quentes, é desejável controlar a incidência de sol, e ter muitas janelas abertas para o norte pode ser contraproducente.

A vantagem da face Norte é que ela permite maior incidência do sol quando mais o desejamos - durante o inverno -, pois a direção dos raios solares nesta estação é mais 'rasante' por volta do meio-dia. No início da manhã e no fim da tarde, a face norte é menos insolada que as faces leste e oeste, respectivamente. Isso vale para aberturas verticais, isto é, portas e janelas instaladas em paredes, e não as aberturas horizontais em coberturas, tais como domos, skylights e clarabóias. Ao meio-dia de um dia de verão, o sol estará mais próximo da linha vertical (praticamente a pino em São Paulo), portanto tende a aquecer mais as superfícies horizontais, e não terá um ângulo adequado para entrar por janelas verticais, especialmente se a cobertura tiver beirais (é por isso que os skylights, embora sejam um recurso interessante, devem ser utilizados com cautlea, pois invertem a situação ideal: recebem mais sol no verão do que no inverno).

Até aqui, discutimos a insolação como se a edificação estivesse isolada num terreno plano e descampado, o que é excessão. Os elementos do entorno influenciam - e muito. Prédios altos (ou nem tão altos, mas muito próximos), árvores, e até o relevo do terreno podem mudar completamente o quadro, e a face norte pode acabar sendo a mais sombreada.

Outra ponto a observar é que a maioria das edificações tem mais de uma 'face'. Portanto, não faz muito sentido dizer que uma casa ou apartamento é 'face norte'. É mais importante analisar a direção das aberturas de cada cômodo individualmente, e preferir aqueles cujos ambientes de permanência prolongada, tais como os dormitórios e as salas, sejam corretamente orientados.

E lembre-se que a maioria das fachadas não são rigorosamente orientadas para o norte, sul, leste ou oeste. Elas podem apontar para qualquer um dos 360 graus que formam uma circunferência. Existem as faces 'mais norte' e as 'menos norte'.

Por último, é preciso considerar não só a insolação, mas também as outras funções dos vãos em uma edificação: entrar e sair, ventilar, proporcionar ângulos de visão interessantes, decorar as fachadas.

Assim, da próxima vez que o corretor tentar justificar o preço maior de um apartamento porque ele é "face norte", desconfie, pois as coisas infelizmente não são tão simples. E não hesite em consultar seu arquiteto em caso de dúvida.

Saiba mais sobre o movimento do sol ao longo das estações nesta página do Observatório Astronômico Frei Rosário.

Compartilhe: 

Comentários

Discordo da colocação referente ao texto. Não é necessário ser corretor de imóveis, arquiteto, geógrafo, etc para notar que, para nós, que vivemos no hemisfério sul, é grande a vantagem de se morar em um apartamento ou casa voltado para a face norte.
Independentemente da existência de portas e janelas que permitem a entrada de raios solares, existem outras grandes vantagem não comentadas pelo autor do texto, tais como: Redução ou até mesmo ausência de umidade nas partes internas do imóvel, ácaros, etc.
No inverno,quando a incidência do sol é maior, a vantagem se tornan também maior, pois é nessas ocasiões que necessitamos do aquecimento solar e os imóveis " face sul" sofrem com os problemas por mim descritos, o que não ocorrem com os "face norte".
Enfim, são vantagens incontestáveis e, na minha opinião, o texto acima pode confundir ás pessoas menos observadoras, o que não é bom.

Anônimo,
Em nenhum momento foi dito que não há vantagens na face norte. A questão central aqui é outra: afirmar isoladamente que um imóvel é 'face norte' não significa muita coisa e não implica necessariamente em vantagens. Para saber se isso é vantajoso ou não, precisamos analisar outros aspectos do contexto. O objetivo do texto é justamente dar uma visão mais abrangente desses outros aspectos.

Concordo que a posição FACE NORTE não deve ser avaliada isoladamente. Outros fatores citados pelo autor do texto, sem nenhuma dúvida, tem seu peso na escolha de um imóvel. Porém NÂO se pode afirmar que a posição FACE NORTE não tem uma grande importância. Para que essa vantagem seja anulada é necessário que o imóvel seja construido do lado oposto de um obstáculo (um prédio de muitos andares, por exemplo), o qual venha a bloquear a incidência dos raios solares. Porém, nesse exemplo hipotético, o imóvel passaria a ter uma grande rejeição e consequentemente uma desvalorização considerável.

Vale lembrar que quando referimo-nos a "um imóvel com face norte" o que está direcionado para o norte é a frente/entrada do imóvel. Cada imóvel tem uma distribuição diferente de seus cômodos, permitindo assim a insidência de luz desde apenas em um lado como até pelos quatro lados. Tem gente que prefere a luz do nascer do sol logo de manhã no seu dormitório, por conseqüência, da tarde para a noite o dormitório tende a ser menos quente(se a pessoa for muito "calorenta" vai preferir assim mesmo que a face do imóvel seja sul)Tem gente que prefere o pôr do sol no quarto. Tem gente que prefere a luz da manhã na cozinha, o pôr do sol no terraço e assim por diante. Logo, concluo que o que determina a melhor face é uma escolha muito pessoal e está incondicionalmente ligada à planta do imóvel. Dizer que a face norte é mais valorizada é apenas uma argumentação típica de corretor/proprietário para valorizar aquilo que tem para vender. Tanto que a face só é mencionada quando é norte. Valorize suas preferências pessoais quanto á insidência de luz na planta do imóvel que pretende adquirir e seja feliz.

Aqui em Salvador, onde moro, a preferência geral é por imóveis com face leste ou sul, devido ao calor. Imóvel com aberturas voltadas para o poente aqui são considerados "bomba", e só vendem bem porque custam bem menos. Para mim, considerando o calor daqui, o ideal é uma planta que receba luz no início do dia nos quartos e salas e do meio dia em diante exponha ao sol paredes de áreas de serviço, banheiros e garagem. Importante também atentar para a ventilação: o ideal é ter ventilação cruzada (aberturas de preferência nas faces sul e leste) e pé direito alto, para facilitar a circulação do ar.

Mata ácaros, mas mata os habitantes também, isso na minha região onde é extrememente quente no verão e muito quente no inverno. Essa lógica funciona para locais onde o inverno de fato existe, como não é o caso da região onde moro. O que o artigo tenta mostrar é que existem muitas condicionantes para orientar o imóvel.
Se notar nos comentários abaixo vai perceber que isso está geograficamente relacionado. O clima varia muito de lugar para lugar, coisas como vento dominante, relevo, etc e tal mudam e muito esse conceito de orientação.

Moro em Curitiba, e essa questão de face norte é muito importante. Não é balela não.Quem mora aqui sabe.

Concordo que numa metrópole verticalizada como São Paulo a decisão de ser "face norte" pode definir inclusive se nosso filho vai ter ou não problemas de alergia com ácaros.
Some-se ao fato de edifícios que não são face norte e ainda estão a sombra dos demais... Estes apartamentos que vivem na sombra não são aconchegantes, a roupa molhada muitas vezes fica fedendo etc...

Moro em um prédio construído há 11 anos, no qual existem 18 apartamentos voltados para o norte e outos 18 voltados para o sul. Existem no momento disponíveis para venda 6 apartamentos voltados para o sul e 1 apartamento voltado para o norte, com o preço 9% superior aos demais.
Isto me faz concluir que há uma rejeição aos imóveis voltados para a face sul

Para iniciar, devo dizer que sou super leigo em temas de construção.
Acabo de comprar um terreno com dimensões de 10x30, plano, cercado por duas casas terreas nos terrenos laterais e nos fundos uma edificação (sem janelas) de aprox. 8m de pé direito.
O terreno que é regular tem sua frente voltada para o Leste. Onde moro, NE, a incidencia de ventos é de 85% SE e 15% NE. Gostaria de saber onde seria a melhor localização para a construção da casa, e direção da fachada e janelas dos quartos e banhos (que estarao em piso superior). Pretendo usar somente os 15m dos fundos do terreno apra a construção e deixar os 15m de recuo para area de lazer. Alguém poderia ajudar-me? Obrigado

Independente de onde seja localizada a fachada frontal da casa, gostaria de salientar que as áreas sociais e íntimas são melhores localizadas ao leste, onde recebem os melhores ventos do ano. Área de serviço fica melhor a oeste, pois é poente e não precisa de tanto conforto quanto às áreas íntima e social. Independente da frente, a disposição interior faz toda a diferença no projeto e no conforto proporcionado pelo mesmo.

Att, Estudande de Arquitetura =D

Sou corretor de imóveis, e sempre tive problemas com a "Face Norte" Se diz que é um argumento do corretor para vender, porem nem sempre e assim, já que muitos clientes já vem procurando a famosa face norte, sem saber ao certo, o que isso significa; e aí fica o corretor e cliente sem uma resposta conclusiva.
agradeço seu comentário como o artigo apresentado

att
jorge

Barreto, se lhe derem um tapa na face norte...ofereça a face sul...rs

Bom mesmo é apartamento vazado norte-sul, com vista também para leste-oeste...

Concordo com a visão do artigo. Em nenhum momento a intenção foi dizer que a orientação para o norte é pior do que as outras.
Uso meu exemplo pessoal para auxiliar a ilustrar o artigo.
Morei com meus pais durante no sul do país durante toda a minha infância em um apartamento com a fachada principal para o norte. Era uma maravilha, nos dias rigorosos de inverno o sol adentrava pelo apartamento e o mantinha confortavelmente aquecido.
Anos mais tarde tive que me mudar para o extremo norte do Brasil. Lá o objetivo principal é o de fugir do sol. Comprei um apartamento com face para o sul, e considero que fiz um excelente negócio. Nos dias quentes (tanto faz, inverno ou verão é sempre quente!) a sombra reduzia bastante o calor, proporcionando uma temperatura mais amena no interior do apartamento.

Caros Colegas,

Li a matéria e os comentários. Desejo saber se quartos, com janela somente voltadas para a face mais ao Norte, ficam muito quentes? Pelo pouco que entendo, os raios incidem com um angulo elevado nas paredes, diferentemente de faces voltadas mais a Oeste.
Obrigado pela ajuda.

Olá Rodrigo,

A face Norte geralmente é uma das melhores para as aberturas de um dormitório nas regiões Sul e e Sudeste do Brasil. Mas tudo vai depender dos outros fatores citados no artigo.

Olá a todos.
Li os comentários e achei todos muito pertinentes.
Sou do nordeste e por lá ninguem quer morar na face oestes devido o por do sol deixar a casa mais quente principalemente a noite, a casa está muito aquecida o e vento inverte do continente para o mar. Todos valorizão a face leste, o nacer do sol. Agora moro em SP e estou adquirindo um ap e Alphaville. Sempre que entro num ap com o corretor me deparo com comentários do proprietário da seguinte forma: "- ... bate sol o dia inteiro, é excelente..." estão tiro a bússola da bolsa e verifico que a maioria das aberturas nesse ap estão a Oeste, Noroeste ou Sudoeste. Estou ficando confusa pois minha experiencia de Nordeste me diz que a face Oeste é mais quente porém em SP deixar a casa mais quente é importante para a época do inverno. Porém vc ter uma excelente área comum em seu ap que bate sol o "dia inteiro" penso ser desconfortável pois não será possível utiliza-la em reuniões sociais, como um churrasco, ficar a preciando a paisagem, brincar com o seu filho na varanda... penso vamos fritar.... ainda mais levando em consideração que há o aquecimento global e atualmente temos tido muitos dias de calor em SP e a época de frio não parecer ser tão longa como antigamente (é o que ouço dizer). Tenho tido resistencia em aquirir um ap a oeste. Cada vez mais a planta do imóveis estão lineares com pouco cruzamento de ventilação fazendo com que o imóvel seja pouco ventilado.
Outra situação que percebo em Alphaville é que apesar de muitas árvores não as vejo balançado, parece que não há vento por lá, e isso tem me preocupado muito. Não sei se a época de verão está sendo positiva para adquirir um ap por lá.
Gostaria de uma opnião de alguem que possa me esclarecer mais a questão das orientções a oeste, pricipalmente com consequencia do aquecimento global!
Aceito conselhos.
Obrigada.

Meu caro anônimo...
Ter as janelas de um apartamento voltadas à parte oeste, geograficamente significa dizer que esse imóvel é bem iluminado e arejado, pois veja; O SOL NASCE A LESTE, e SE PÕE A OESTE. Nesse caso você terá sol a tarde toda, caso tenha algumas janelas voltadas ao norte...excelente compra você fez..agora NÃO aconselho investir em apartamentos populares com janelas voltadas ao sul. Aliás nenhuma das janela. Melhores faces...voltadas a leste sol da manhã, voltadas a oeste sol da tarde, voltas a norte sol o dia toda, voltadas a SUL sol em nenhum momento...

Até mesmo em algumas cidades do Sul, a face Norte não é desejável. Como o próprio texto diz , tudo depende.
Meu quarto atual é voltado para o sul, uma beleza no verão e um pouco frio no inverno. Já meu antigo quarto era voltado para o norte. Inabitável durante todo o ano!!! Melhor era pegar o colchão e dormir na sala.
Sou de Londrina no PR.

Achei muito ilustrativo o artigo especialmente a figura usada. Detesto apartamentos frios e considero muito importante analisar a posicao solar antes da compra. Como em tudo na vida, as condições de contorno podem alterar todo o contexto mas acho que uma face norte tem sim muito valor no Sul e Sudeste do Brasil. Como regra geral, acho valido o corretor chamar atenção para este ponto desde que nao embuta "pegadinhas" ocultas o que foi bem alertado no texto. Parabens.

Outro fator que deve ser considerado, além da insolação, é a direção predominante dos ventos. Onde eu moro (Vila Velha/ES), a direção predominante é Nordeste (no verão) e Sul (no inverno). Meu apartamento possui janelas para Nordeste e venta muito, o que diminui problemas com umidade e refresca no verão. Já no inverno, tenho bastante Sol.

No Rio de Janeiro o melhor é ter seu imóvel voltado para leste, economiza energia no verão, pq não bate o sol da tarde. A casa fica mais fresca, e inverno aqui não existe é mais quente que o verão europeu.
Já tive uma apartamento de frente para o sol da tarde, no verão parece que vc está no inferno, aqui no Rio isso é muito importante.

Aqui na Serra Gaúcha (muito frio) os imóveis com fachada Norte-Oeste valem ouro....

Aqui em Curitiba os ap face sul são mais baratos, pois mofam com mais facilidade e são bem frios e escuros. Há mais de 15 dias q o sol não aparece de verdade e olha q é verão.

Muito bem escrito e extremamente esclarecedor o artigo. A gravura apresentada o complementa em qualidade e inteligibilidade. Parabéns ao AUTOR, que prestou, gratuitamente, informações de grande utilidade pública. Que bom que também podemos achar coisas assim na internet!

Lamentável essa explicação sobre a face norte!
Pessoas que não possuem um saber geográfico ao ler essa matéria poderão se confundir, tentarei aqui explicar sobre esse assunto, pois bem o sol nasce a LESTE e se põe a OESTE, ou seja, os imóveis com janelas voltadas a OESTE, LESTE e NORTE são os melhores porque? Tem ventilação constante, tem sol que é a luz natural do PLANETA, são imóveis bons para a saúde, ambientes claros, que economizam energia elétrica pois não necessitam acender lâmpadas durante o dia. Os imóveis com janelas voltadas para o SUL não valem a pena, pois não possuem ILUMINAÇÃO, SOL, VENTILAÇÃO. Quando vocês forem adquirir um imóvel verifique se é escuro mesmo com as portas e janelas abertas, NÃO comprem. Os melhores imóveis tem suas janelas viradas para oeste, leste e norte.....Cuidado, esses imóveis são mais caros. Lembrem-se que tudo que tem qualidade tem preços maiores.

Comentário completamente incauto, para quem fala em "saber geográfico".

A posição/direção do imóvel, em relação à sua confortabilidade, vai depender de um conjunto de fatores, como muito bem colocado pelo autor do texto.

Em grandes cidades brasileiras situadas mais próximas à Linha do Equador, como Salvador e Recife, por exemplo, os critérios de escolha mudam, neste sentido, se compararmos com os imóveis em São Paulo e Curitiba, por exemplo.

No Nordeste do Pais, a "face sul" é mais procurada, justamente para diminuir o calor (pela redução da incidência direta de insolação anual, principalmente para os dormitórios).

André Tiago - geógrafo e professor de Geografia.

Só uma pergunta básica, como identifico onde está o Norte, sul, Leste e Oeste do meu apartamento?

Rosi, a forma mais simples e precisa de saber qual é a direção Norte é usando uma bússola. Os smartphones em geral vêm com bússola.
Na falta da bússola, veja se consegue localizar seu imóvel no Google Mapas. A direção norte estará indicada.
Na falta das opções anteriores, você pode estimar a direção norte pela posição do sol. No hemisfério sul, o sol nasce a Leste, aponta para o Norte ao meio-dia (mais perceptível no inverno) e se põe a oeste.

obrigada pela resposta, localizei o Sol pelo Google Mapas, meu ap fica à Oeste e Sul. Tb localizei da familia toda.

BOA PERGUNTA... Todo mundo aqui fica discutindo pontos cardeais mas ninguém informou até agora como identificar eles num imóvel kkk